

Leticia Kamada
Artista visual, fotógrafa, educadora e pesquisadora.
Pós-Graduada em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos, Graduação em Comunicação Visual pela Unesp e Licenciatura em Artes Plásticas.
Fotógrafa e ativista da educação popular desde 1999.
Audiodescritora.
Vivo em São Paulo – SP – Brasil.
Para compor minhas narrativas visuais e textuais, gosto de explorar o corpo e os gestos cotidianos através da fotografia (desde a era analógica), vídeo (desde o VHS), palavra e ilustração.
Quando não estou imaginando narrativas no meu diário mestiço, você pode me encontrar desenhando, dançando ou escutando música no repeat.
Já fiz mais de 1000 tsurus.
.
.
Leticia Kamada
SP_Brasil
@leticiakamada
No início de sua carreira como fotógrafa trabalhou como assistente de fotografia de palco, estúdio e em laboratórios fotográficos P&B (analógico).
Como artista visual tem experiência e atua em fotografia, audiovisual, performances, intervenções e poesia + haikai.
Pesquisadora dos híbridos de imagens, sons e diferentes linguagens, compõe quase sempre em séries que retratam um lapso de tempo e buscam a síntese na representação, como nas séries: Haikais, Penumbras, Duo I-Ching, Deslize (sem solução), Janelas… Tal ênfase no caráter serial faz com que em seus trabalhos possamos, muitas vezes, identificar o desdobramento das imagens no tempo e no espaço, como uma sucessão de imagens a serem projetadas.
Em cada série que desenvolve estabelece regras fixas de composição, o que amplifica a coerência do conjunto contribuindo para a criação de uma espécie de narrativa visual. O conjunto final de cada série compõe um verdadeiro mosaico de cores, formas, contrastes e padrões que retratam o lapso de tempo contemplado.
Outra forte característica é o uso de novas linguagens em interação com a fotografia convencional, o áudio + o visual, combinando e re-combinando conteúdos e usando a noção de compartilhamento.
Seus trabalhos foram exibidos na “3ª Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas” (Bélgica), “Desvenda | SPA das Artes” (São Paulo), “62º Salão de Abril” (Fortaleza), ”Identidad 27 | Bienal Revisitada”, na Galeria EBA (Cusco/Peru). E em publicações como “Revista Highlike – FILE”, “Revista Léptica” (Madrid), “Revista Bric-à-Brac” (Ucrânia) e na “Antologia IV Prêmio Literário Canon de Poesia”. Integram a galeria online da artista e coleções particulares.
É autora da monografia “Mashup, o que você vê é o que você ouve” (2010).
Como professora e ativista da educação popular, ministra cursos, oficinas e aulas regulares voltados ao desenvolvimento do olhar e à leitura de imagens, desde 1999. Há cinco anos é educadora do @cursinhopopulartransformacao.
De suas pesquisas atuais, destacam-se: as ilustrações @tsurudecaneta, as fotoperformances do #TreinoIMAGINÁRIOemPoema, #excessodePELEexposta, @projeto.48 e #CORPOemcena. As fotografias em movimento do #HaikaiAudiovisual e audiodescrições de fotografias e espetáculos.
Como social media, criou e atuou nas redes da @n.1edicoes (2017-2022) e realiza consultorias para artistas, editoras e livrarias.
.
.
.
.
.